quarta-feira, 26 de maio de 2010

Palestra de Jason Billingsley discute a presença do elemento humano no E-commerce

Uma das palestras de destaque do E-commerce Summit 2010 foi a do Jason Billingsley. Nela o palestrante trouxe algumas dicas para o e-commerce vender mais. A proximidade do e-commerce com o cliente, que traz um um elemento mais humano para a relação entre a empresa e o consumidor, foi um exemplo dentre essas dicas.

Jason foi co-fundador da Elastic Path Software, assumindo a posição de vice-presidente de Marketing. Como vice-presidente de inovação e principal consultor de e-commerce, ele prestou consultoria aos maiores e principais varejistas de renome do mundo – incluindo o desenvolvimento da estratégia online para as Olimpíadas de Inverno de Vancouver (2010). Recentemente, Jason fundou a Flip Retail onde presta serviço de consultoria e assessoria em e-commerce. Toda essa experiência foi trazida para São Paulo, no E-commerce Summit.

Para Billingsley, falta um “elemento humano” às lojas virtuais para que os consumidores adquiram confiança nas empresas. O "elemento humano" não é apenas interações em tempo real, como chats, mas resolver os defeitos do e-commerce perante uma loja física. "Quando um cliente entra em uma loja física são os atendentes os principais responsáveis pela concretização da venda. Mas quando vai para um site na internet, não há atendentes. Não há guias para a seleção de produtos, as descrições de produtos são genéricas ou fornecidas pelo fabricante, os produtos são normalmente anunciados de forma ineficaz. Os varejistas que conseguem incluir o elemento humano no processo de vendas têm uma maior chance de vencer a concorrência em sua categoria".


Para ele o consumidor estará melhor servido quando comprar produtos de uma loja que o faz sentir confortável, independente se o produto é mais caro que de uma outra loja. Um comerciante que dá orientações e mais informações sobre um determinado produto é geralmente a melhor fonte para a compra, segundo os seus próprios clientes. Isso pode aumentar o nível de conforto na hora de decidir por uma compra.

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