sexta-feira, 28 de maio de 2010

Planejamento se torna essencial para a sobrevivência no mercado online

O planejamento é ponto principal para o sucesso de um e-commerce. Entretanto parece que o empresário brasileiro não aprendeu isso. Dados do e-bit, principal empresa de consultoria do e-commerce, revelam que cerca de 60% das lojas abertas na internet não duram mais do que 12 meses.


Um dos principais motivos para isso é que os microempresários costumam lançar as suas operações virtuais sem realmente conhecer as peculiaridades do seu mercado consumidor. “É um padrão de comportamento similar ao do mundo real. As empresas de menor porte entram despreparadas no mercado eletrônico e acabam sucumbindo”, lamenta Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit.


Estima-se que existam pelo menos 60 mil micro e pequenas empresas no e-commerce brasileiro, sendo 5 mil formalmente estabelecidas. O faturamento dessas empresas pode chegar a R$ 2 bilhões, do total de R$ 10,8 bilhões movimentados no ano passado. A briga é contra gigantes. Há uma concentração dos grandes grupos no País na web, com 50 empresas abocanhando 90% do faturamento geral.


O que pode agravar o caso é que, tradicionalmente, o microempresário não está acostumado a se preocupar com questões como marketing, logística confiável e formas de pagamento, estratégias que não podem faltar no mundo online. Temas que já foram discutidos no E-commerce Summit 2010.


Quando o assunto é o posicionamento de mercado, uma dica para sobreviver é fugir dos nichos atendidos pelos gigantes do e-commerce brasileiro, como Submarino, Lojas Americanas e Casas Bahia. “É importante escolher um nicho. Se a ideia é vender livros, então se especialize em livros esotéricos ou de fotografia”, exemplifica. Isso é importante porque as lojas de menor porte não conseguem competir com as grandes no frete oferecido. Fazer um planejamento, conhecendo exatamente o seu mercado consumidor é também um ponto crucial.


O E-commerce Summit 2010 serviu exatamente para esses motivos. O empresário do e-commerce poderia trocar idéias e o seu conhecimento do mercado, trocando experiências para sobreviver a esse mercado em plena expansão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails